Notícias
Abre Biblioteca Rio

Fonte: Movimento Abre Biblioteca Rio

3ato_abrebibliotecario

 

O ABRE BIBLIOTECA RIO

O Movimento Abre Biblioteca Rio é uma extensão, por assim dizer, do Movimento Abre Biblioteca que nasceu no estado do Amazonas em 2012 inspirado no Marea Amarilla (Maré Amarela), movimento criado em prol da luta pelas Bibliotecas Públicas da Espanha. Autônomo e apartidário, o Abre Biblioteca Rio se propõe a reivindicar a abertura e melhoria das condições das bibliotecas públicas localizadas no estado do Rio de Janeiro.

Como primeira ação, o Movimento realizou no dia 29 de maio de 2015 um ato (www.goo.gl/mlQIj9) contra os cortes no setor da cultura do Rio, especialmente nas Bibliotecas-Parque, onde se reduziu o horário e os dias de funcionamento destas bibliotecas. Mas para a empreitada lograr êxito, é imprescindível que a sociedade se engaje. Bibliotecários, professores, leitores e população em geral venham e apoiem este iniciativa. No dia 28 de novembro de 2015 foi realiza uma reunião aberta e mais um ato na porta da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro.

O Abre Biblioteca Rio realizará no dia 18 de dezembro, às 17:00 horas, o terceiro ato contra as ações arbitrárias da administração estadual em relação às bibliotecas e equipamentos culturais no RJ. Mas para a empreitada lograr êxito, é imprescindível que a sociedade se engaje. Bibliotecários, professores, leitores e população em geral venham e apoiem este iniciativa!

REINVINDICAÇÕES

O movimento reivindica:

– Que sejam revogados todos os cortes financeiros no setor cultural.

– Não só que o antigo horário de atendimento (de 10h às 20h) das bibliotecas parques seja retomado, como seja ampliado, passando a biblioteca a funcionar de 08h às 21h, diariamente.

– Que a biblioteca volte a funcionar nos finais de semana em horário integral.

– Que seja realizado o quanto antes concurso público para o preenchimento dos cargos, principalmente de bibliotecários e auxiliares de bibliotecas nas bibliotecas do Rio.

ASSINE A PETIÇÃO ONLINE : www.tinyurl.com/peticaobibliotecasparque

CONHEÇA MAIS SOBRE O MOVIMENTO : www.abrebibliotecarj.com.br  e www.facebook.com/abrebibliotecarj.

 

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

cinco × um =