Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Oficina “Formação e Gestão de Coleções Especiais”

07/08/2017 - 10/08/2017

De 7 a 10 de agosto, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai realizar a oficina “Formação e Gestão de Coleções Especiais”. Resultado de duas edições do curso “Introdução à gestão de acervos bibliográficos especiais de Ciência, Tecnologia e Inovação”, a oficina vai oferecer atividades focadas na capacitação e orientação de bibliotecários, dirigentes de instituições culturais e demais profissionais interessados. É uma oportunidade para se debater a noção e abrangência do conceito de gestão de coleções especiais, focando na capacitação dos profissionais acerca dos processos decisórios. Organizada pela Coordenação de Documentação e Arquivo (CODAR), a oficina tem o intuito de ser dinâmica e focada na troca de saberes entre os professores e os participantes.

Conteúdo proposto:

  1. Coleções Especiais: que conceito é esse? Como identificar?
  2. Patrimônio Bibliográfico;
  3. As doações: aceito? Como? Quais os procedimentos antes, durante e depois (existe depois?)
  4. Tratamento técnico;
  5. Principais ações de preservação;
  6. Políticas de Desenvolvimento de Coleções Especiais.
  7. Digitalização: por quê? Para que? Para quem?
  8. Acesso, pesquisa e difusão.
  9. Coleções Patrimoniais em risco? Controle, acesso e segurança.


Público-alvo:
Bibliotecários, dirigentes de instituições culturais e demais profissionais interessados.

Organização
Coordenação de Documentação e Arquivo/CODAR
Museu de Astronomia e Ciências Afins / MAST


Professores:
Lucia Alves da Silva Lino – MAST e Fabiano Cataldo de Azevedo – UNIRIO

Professora convidada: Ozana Hannesch

Carga horária: 21 h/aula (teórica e prática).

Inscrições: De 21/06 a 02/08/2017

Período do Curso:
07 a 10/08/2017
Segunda – 9h 30min (entrega de material) às 17h;
Terça – 10 às 17h;
Quarta – 10 às 16h e
Quinta – 13 às 17h
Horário de almoço: 12 às 13h

Inscrições:
As inscrições deverão ser feitas em duas etapas:

  1. Preenchimento do formulário de inscrição no Google Forms: Ficha de Inscrição
  2. Envio do comprovante de pagamento para efetivação da inscrição para cda@mast.br

O pagamento deverá ser feito por meio de depósito bancário em favor de:
Cooperativa de Profissionais de Conservação e Restauro Ltda.
CNPJ: 05.588.254/ 0001-96
Banco: Itaú
Agência: 4821
C/C: 19843-1


Investimento:
Profissional – R$ 250,00
Estudante – R$ 125,00

Forma de pagamento: a vista ou parcelamento em 2 vezes. Primeira parcela: até 05/07 e segunda parcela até 05/08

 

Outras informações poderão ser obtidas em:
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Coordenação de Documentação e Arquivo
Contato: Vânia Rodrigues (CODAR/MAST)
Telefones: 21 3514-5270
e-mail: cda@mast.br

Mais informações, clique aqui.

Detalhes

Início:
07/08/2017
Final:
10/08/2017