Notícias
Aplicativos, visualizações e infográficos produzidos com Dados Abertos

A Parceria para Governo Aberto ou OGP (do inglês Open Government Partnership) é uma iniciativa internacional que pretende difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública e à participação social.

Segundo a definição da Open Knowledge Internacional, em suma, dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura.

Isso geralmente é satisfeito pela publicação dos dados em formato aberto e sob uma licença aberta.

Com isso, surgem soluções inovadoras para problemas da sociedade que nunca seriam imaginadas pelo detentor dos dados.

Mesmo assim, é importante compartilhar as perspectivas trazidas por essas visualizações, aplicativos e infográficos para que todos consigam ter acesso aos dados, sem que seja necessário ter o conhecimento técnico para utilizar os dados diretamente. Conheça aqui alguns aplicativos que foram produzidos a partir dos dados que estão no portal:

  • Adote um Pedido veio contornar um obstáculo ao acesso à informação no Brasil: aqui, ao contrário do que acontece em outros países, não é possível solicitar informações dos órgãos públicos de forma anônima.
  • Aeroportos Brasil: Ferramenta que mostra o movimento de aeronaves e passageiros nos aeroportos administrados pela Infraero em 2011 (em breve 2012).
  • Basômetro: Ferramenta interativa que permite medir o apoio dos parlamentares ao governo e acompanhar como eles se posicionaram nas votações legislativas.
  • Brasil Mapeado: O Brasil Mapeado é um aplicativo que permite a visualização em uma dimensão espacial de vários tipos de instalações e os espaços físicos, públicos ou privados, onde é prestado de forma presencial algum tipo de serviço do poder público à pessoa física ou jurídica.
  • Cartografia de Ataques Contra Indígenas – CACI: A ideia de organizar em um mapa registros de assassinatos de indígenas no Brasil é visibilizar a quantidade e constância com que povos originários foram e continuam sendo massacrados.
  • EDW CENIPA: Projeto open source, criado para prover análises dinâmicas de ocorrências aeronáuticas, ocorridas na aviação civil brasileira.
  • Gastos Públicos: Visualização do orçamento federal brasileiro, podendo navegar nas classificações orçamentárias e ver de diversas formas os respectivos valores previstos na lei orçamentária e efetivamente pagos, nos exercícios financeiros de 2000 a 2016.
  • Mootiro Maps: Agências, Gerências e Superintendências de atendimento do Minis…: Nesse mapa você encontra os endereços e telefones das superintendências, gerências e agências de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego nos 26 estados e no distrito federal.
  • Obras do PAC: O aplicativo Obras do PAC é uma iniciativa de criação de uma ferramenta pública para a tomada de decisão utilizando os dados dos empreendimentos do PAC, divulgados pelo governo no portal dados.gov.br no formato Open Data (Dados Abertos).
  • Observatório de Oncologia: O Observatório de Oncologia é uma plataforma online e dinâmica de monitoramento de dados abertos e compartilhamento de informações relevantes da área de oncologia do Brasil.
  • Observatório de Votações da Câmara dos Deputados: A Web Semântica e a difusão de protocolos abertos e de tecnologias livres possibilita o acesso aos resultados das votações parlamentares de diversas Casas Legislativas em formatos legíveis por máquinas
  • Operação Serenata de Amor: Projeto focado em fiscalizar os reembolsos efetuados a partir da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar, que custeia alimentação, transporte, hospedagem e até cultura, cursos e assinaturas de TV dos deputados federais.
  • Painel SIPAER: O Painel SIPAER é uma ferramenta de visualização de dados sobre as ocorrências aeronáuticas da Aviação Civil Brasileira, nos últimos 10 anos.
  • Para onde foi o meu dinheiro: Ferramenta disponibilizada pela Rede Nossa São Paulo, com o apoio do W3C Brasil, ajuda cidadão monitorar a execução dos orçamentos municipal, estadual e federal.
  • QEdu: Para cada escola, cidade, estado e para o Brasil entrega acesso fácil, rápido e intuitivo a diversos dados educacionais, como a Prova Brasil, o Censo Escolar, Ideb e Enem.
  • Quem me representa?: Visualize os resultados das principais votações na Câmara Federal e é possível acompanhar como cada parlamentar votou.
  • Repasse: O objetivo primário do Repasse é ser uma ferramenta para visualização das transferências do governo federal para a sua cidade e possibilitar a análise do impacto das mesmas.
  • Saúde Acessível: Ajuda o cidadão a encontrar o posto de saúde mais próximo.

 

Fonte:  Neide de Sordi, Dados.gov.br
Foto: Reprodução

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

18 + catorze =