Notícias
Arquivo Nacional adere à Wiki Commons

Seguindo o exemplo de muitas instituições no exterior como o Museo Picasso, o British Museum, a British Library, a Smithsonian Institution e o National Archives and Records Administration (Arquivo Nacional dos Estados Unidos) e no Brasil como o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Museu Paulista (Museu do Ipiranga) da Universidade de São Paulo, o Arquivo Nacional lança neste mês uma iniciativa para disponibilizar documentos de seu acervo na plataforma livre Wikimedia Commons, o repositório de mídia da enciclopédia eletrônica Wikipédia. Para a disponibilização do acervo, o Arquivo Nacional estabeleceu uma parceria com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil.

Esse movimento global de abertura de acervos recebe o nome de GLAM (da sigla em inglês para “galerias, bibliotecas, arquivos e museus”) e pretende estimular a difusão de conteúdos de relevância educacional com licenças livres e a construção de recursos educacionais abertos, especialmente a Wikipédia, um dos sites mais acessados do mundo.

A expectativa é que, disponibilizados em plataformas virtuais, os documentos sob a guarda do Arquivo Nacional atinjam mensalmente milhões de pessoas. “O conteúdo com o qual estamos contribuindo poderá ser utilizado para ilustrar alguns dos milhões de verbetes nas mais variadas línguas da Wikipedia e ajudar a transformar a produção e circulação do conhecimento”, disse Diego Barbosa da Silva, Diretor-Geral Substituto do Arquivo Nacional e coordenador da iniciativa GLAM da instituição.

Acrescentou ainda que “os documentos sob custódia do Arquivo Nacional não pertencem à instituição, mas a toda a sociedade brasileira e, em última instância, a toda a humanidade, pois se trata de um patrimônio cultural. Quanto mais difundirmos esses documentos, mais próximos estaremos da população brasileira, fazendo-a reconhecer neles a sua própria história e cultura”.

O Diretor-Geral Substituto também ressalta que: “ao estimular esse pertencimento, melhor preservados estarão os documentos e maior será o reconhecimento do Arquivo Nacional e dos arquivos brasileiros como instituições, cuja missão é preservar a memória do país. Essa proximidade também se dá por meio da descrição colaborativa, que chamam de crowdsourcing. É uma maneira de abrir plataformas online para o usuário interagir diretamente com a informação, colaborando com a descrição de documentos. É o Arquivo Nacional visando o futuro, ao completar seus 180 anos”.

Acesse a galeria do Arquivo Nacional na Wiki Commons: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category:PD-Arquivo_Nacional&fileuntil=Constitui%C3%A7%C3%A3o+1824+f+48.tif%0AConstitui%C3%A7%C3%A3o+1824+f+48.tif#mw-category-media 

Para saber mais, clique aqui!

 

Fonte:  Arquivo Nacional
Foto: Reprodução

 

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

três + vinte =