Sem categoria
Arquivo Nacional e Correios: nasce a proposta de criação da maior empresa na guarda e gestão de documentos da América Latina

Fonte: AN.

O Presidente dos Correios, Guilherme Campos, recebeu José Ricardo Marques, Diretor-Geral do Arquivo Nacional e Presidente do Conselho Nacional de Arquivos – Conarq, com o objetivo de iniciar estudos de viabilidade para o surgimento de uma empresa pública para a guarda, a gestão e o acesso de documentos públicos e privados. Esse é um mercado que cresce aproximadamente 20% ao ano, com um faturamento de aproximadamente 3 bilhões de reais, mas que movimenta, segundo a consultoria Minecom, um mercado de 70 bilhões de reais, ao analisar o custo do documento processado.

O Arquivo Nacional tem como missão implementar e acompanhar a política nacional de arquivos por meio da gestão, tratamento técnico, preservação e difusão das informações arquivisticas do poder público federal, já os Correios é a empresa responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondência no Brasil, tratando-se do maior conglomerado logístico do país. Juntas, com suas competências, a ideia é estruturar um novo negócio, com alcance em todo o território brasileiro, armazenando documentos, com tratamento e disponibilização inclusive por meio eletrônico. Com as duas empresas alinhadas, informação arquivística e logística com uso de tecnologia, a proposta é armazenar dados na nuvem.

Essa proposta também está em consonância com as prioridades do governo Temer, oferecendo ao mercado a visão empreendedora com o aprimoramento do atendimento ao cidadão. O projeto tem total apoio do Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Na oportunidade, o Diretor-Geral aproveitou para tratar da confecção, pelos Correios, de um selo comemorativo dos 180 anos do Arquivo Nacional, em 2017.

 

Foto: Reprodução.

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

oito + 14 =