Notícias
Brasília: extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR) é tema de exposição

Fonte: STJ.

Os 42 anos de história da instituição que deu origem ao STJ são contadas pela exposição permanente do acervo do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR).

Criado pela Constituição de 1946 e instalado em 1947 como segunda instância da Justiça Federal, o TFR é relembrado nesta mostra que tem a finalidade de aproximar o Judiciário do cidadão brasileiro, revelando a formação da cultura jurídica do país, com suas idéias e personagens.

A exposição, inaugurada em 1990, permite uma viagem aos tempos em que a Justiça funcionava de maneira quase artesanal. Prova disso é a mesa de madeira com estrutura em ferro na qual os processos eram montados. Utilizada até 1992, a mobília traz as marcas das perfurações dos documentos, que eram feitas com sovela, um tipo de agulha grossa, e depois com furadeira, para ali serem amarrados com barbantes.

Também compõe a mostra a Mesa de Julgamento original da primeira sede do TFR, no centro do Rio de Janeiro. Além disso, a exposição reúne processos, documentos, mobílias, vestimentas e fotografias que retratam como era a atividade judiciária do tribunal ancestral do STJ.

A exposição permanente do acervo do TFR pode ser visita da segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Visitas programadas de grupos devem ser agendadas com antecedência.

Local: Museu do STJ.
Mais informações em www.stj.jus.br.

 

Foto: Reprodução.

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

dezoito − 11 =