Notícias
CÉLIA ESCOBAR: “A DEMANDA POR INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA É CADA VEZ MAIOR” 0

No ano em que completa 41 anos de existência, o Grupo de Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ) trabalha para retomar plenamente suas atividades. Em 2013 foi eleita a nova diretoria que desde logo se empenhou em promover atividades com o objetivo de congregar cada vez mais os profissionais da informação, sobretudo aqueles que trabalham com documentação jurídica. À frente da nova diretoria está Célia Escobar que há anos se dedica ao Grupo. Nesta entrevista ela fala das conquistas e desafios que se apresentam.

Chico de Paula: O GIDJ/RJ vem retomando lentamente as atividades nos últimos tempos. Qual o cenário da instituição hoje?

Célia Escobar: A diretoria do GIDJ/RJ, gestão 2013-2016, vem trabalhando com afinco para atingir seu principal objetivo de congregar bibliotecários, documentalistas, arquivistas, advogados e outros profissionais que militem e/ou tenham interesse na área de informação e documentação jurídica no Rio de Janeiro.  Consolidando parcerias com o Conselho Regional de Biblioteconomia, 7ª Região [CRB7], com o Sindicato dos Bibliotecários do [Estado do] Rio de Janeiro [SINDB/RJ], com REDARTE, APCIS/RJ, CBIES e FAETEC. Os resultados foram: 1) Dia do bibliotecário: valorização profissional (CRB-7/SINDIB/RJ), em março na Biblioteca Nacional; 2) Conversas à mesa – (APCIS/RJ, CBIES, REDARTE, SINDB); RDA – Resource Description and Access em Março no CCBB [Centro Cultural Banco do Brasil]; 3) Repertórios Institucionais em agosto na FIOCRUZ/ENSP; 4) III Workshop do Tribunal Marítimo em outubro  (Tribunal  Marítimo); 5) X Reunião do Grupo de Diretores de Centros de Informação do CLADEA  de 20 a 23 outubro na  FGV; 6) I Encontro de Instituições de Educação Continuada do Rio de Janeiro  (APICS/FAETEC/UFRJ/SEE/SME/Rio Previdência) em abril na FAETEC – Quintino; 7) Fórum Carioca de Educação  Permanente       (FAETEC/UFRJ/GIDJ/APCIS) de maio a setembro na FAETEC – Quintino; 8) III Seminário para Bibliotecários da Rede FAETEC –   (APCIS/GIDJ/FAETEC/UNIRIO) em setembro na FAETEC – Quintino; 9) participação nas  plenárias  do Conselho como, por exemplo, na  2ª plenária  aberta  em Campos [dos Goytacazes] ocorrida na Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins; 10) Organizamos e promovemos o curso: Noções de Direito para Profissionais de   Informação e Documentação Jurídica –   Módulo I – 2 a 18 julho de 2013. Ministrado pela Dra. Cristiana Carneiro Ferreira da Silva e Dra. Renata Ribeiro Marques  –    Participantes – 33 profissionais   (Locais: Escritório Siqueira Castro, Centro Cultural do IAB  e  Procuradoria Geral do Estado); 11) Comemoramos os 40 anos do GIDJ/RJ na Confeitaria Colombo no dia 4 de julho de 2013, onde reunimos 35 profissionais, contando com a presença do querido bibliotecário Orlando de Almeida, um dos fundadores do Grupo, e de representantes das diversas diretorias e presidências anteriores; 12) Participamos do 4º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas, de 8 a 10 de julho de 2013, no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, SC, como evento paralelo ao XXV CBBD.  Tendo participado dos trabalhos de reativação da Comissão Brasileira de Documentação Jurídica, vinculada a FEBAB.

C. P.: O GIDJ/RJ acabou de lançar seu novo site. O que mais o Grupo planeja fazer para atrair novos associados?

C. E.: Após a reestruturação do site, já estamos trabalhando na 6ª edição do Guia de Bibliotecas Jurídicas, que pretendemos lançar em julho na comemoração dos 41 anos do GIDJ/RJ.   Tivemos novas adesões em 2013: Biblioteca Almirante Adalberto Nunes do Tribunal Marítimo e Biblioteca da Defensoria Pública da União, e mais recentemente da Agencia Nacional de Saúde Complementar. Algumas Bibliotecas estão passando por um processo de reestruturação como o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Federal – 2ª Região e alguns escritórios estão procurando conhecer melhor o nosso trabalho. Em junho será ministrado o curso Introdução à Documentação Jurídica, num total de 8 horas, com o objetivo de dar subsídios básicos a estagiários e profissionais iniciantes na área jurídica. Temos a pretensão de dar continuidade aos demais módulos do curso Noções de Direito para Bibliotecários, módulos: Administrativo, Constitucional, Civil, Processo Civil e Trabalhista.  Estamos formando grupos de trabalho em cada área para estruturar a grade de cada módulo, e convidando advogados, professores e bibliotecários para discutir a grade e ministrar os cursos. Foram retomadas as reuniões técnicas com periodicidade bimestral, com a duração de 2 horas, onde podemos partilhar experiências, através de relatos de profissionais da área e também da apresentação de um produto ou serviço por um de nossos parceiros.  A primeira foi realizada no dia 6 de maio de 2014 no auditório da Procuradoria Geral do Estado e a próxima será em agosto, com a participação já confirmada do  Senhor Yasser Khouder da VLEX. Queremos dar continuidade aos trabalhos em parceria com a APCIS/RJ, REDARTE. CBIES e SINDIB/RJ para edição de outros eventos da série CONVERSAS À MESA.

C. P.: Como as instituições que lidam com documentação jurídica têm se mobilizado em torno deste tema?

C. E.: A demanda por informação e documentação jurídica é cada vez maior. A confiabilidade na fonte de informação é o grande diferencial.  O jurista quer saber onde está escrito, em que fonte foi obtida, com citações completas, no caso da doutrina. A legislação com dados completos de acompanhamento: publicações, alterações, retificações, revogações, atualizações, consolidações etc. A jurisprudência de repertórios oficiais e/ou autorizados.  O site do GIDJ/RJ apresenta links para diferentes fontes de legislação: federal, estadual e municipal, e de jurisprudência dos principais tribunais, além de outros links úteis e confiáveis. Precisamos incentivar os bibliotecários jurídicos a participar, cooperar e também  escrever sobre o trabalho que realizam, suas práticas e desafios.

Publicado originalmente em Blog da Redação da Revista Biblioo. Foto: Hanna Gledyz / Agência Biblioo.

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

quatro × 5 =