Notícias
Grupo de pesquisa “Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes” e seu portal on line

O grupo de pesquisa “Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes”, liderado pelo Dr. Gustavo Silva Saldanha e pela Dr. Naira Christofoletti Silveira, integra os estudos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e mantém parceiros, parceiras e parcerias permanentes com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras instituições. A partir de suas experiências em pesquisa, ensino e extensão, o coletivo de discentes e docentes divulga sua produção e suas ideias através do portal ecceliber.org.

O portal, inaugurado em 2013 e reformulado em novembro de 2016, tem como foco visibilizar as ações do grupo. As publicações do blog do portal estão orientadas para a disseminação da produção científica do coletivo, bem como a popularização dos estudos que orbitam as centralidades temáticas de seus atores (ao todo, 49 estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de profissionais). Nesse contexto, o horizonte das pesquisas disseminadas está nos estudos sobre teoria da informação, crítica da cultura informacional, filosofia da tecnologia, linguagem e imagem, organização do conhecimento, informação e sociedade. Semanalmente o blog publica diferentes postagens referentes às editorias do site.

O portal constitui não apenas um espaço de divulgação da produção bibliográfica do Ecce Liber, mas também um território de produção de novas ideias, de criação de ambientes de identificação de temáticas, de tendências de interesse e de investigação científica, com foco na prospecção de cenário para inovação na pesquisa. Nessa medida, o portal inclui resenhas de artigos científicos que se dedicam às experiências culturais em diferentes contextos sociais e clippings sobre a produção de saberes dentro de instituições informacionais em todo o mundo e na produção discursiva de jornais e revistas de todos os continentes. Ao todo, mais de 30 países foram objeto de análise do repertório do Ecce Liber ao longo do ano.

 

Novidade no ar em novembro

A partir das experiências em filosofia da informação & organização do conhecimento, junto das redes abertas no contexto internacional do grupo de pesquisa, com o pesquisador Rafael Capurro, uruguaio radicado na Alemanha, considerado um dos mais importantes nomes da filosofia da informação nos últimos 30 anos, o grupo lançou em novembro o portal “Liber Lexicon: linguagens em filosofia da informação e epistemologia da Ciência da Informação”. O portal pode ser acessado no endereço https://www.lexiconecceliber.org/ e propõe repertoriar conceitos de fundo teórico e metodológico nos estudos teóricos da informação, tanto no plano histórico como no âmbito contemporâneo.

 

Fonte:  Ecce Liber
Foto: Reprodução

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 × cinco =