Notícias
Exposição “Mulher, Direito e Sociedade: o feminino na construção da justiça”

O Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Serviço de Gestão de Acervos Museológicos e Iconográficos (SEAMI), e a Direção do Fórum de Cabo Frio, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), promovem a exposição “Mulher, Direito e Sociedade: o feminino na construção da Justiça”. A exposição tem como objetivo apresentar uma perspectiva histórica sobre as questões de gênero, principalmente a relação entre as conquistas de direitos obtidas pelas mulheres e a incorporação dessas transformações na visão e no funcionamento do Poder Judiciário.

Composta por 52 painéis, a mostra está dividida em dois núcleos: o primeiro fala das batalhas empreendidas pelas mulheres na conquista de espaços ao longo da história, e o segundo aborda crimes contra mulheres que tiveram repercussão estadual e nacional, com julgamentos realizados no antigo Tribunal do Júri da Capital. Entre eles, estão os casos Aída Cury, Claudia Lessin Rodrigues e Daniela Perez. A exposição relembra, também, a consolidação dos Direitos da Mulher tratados na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, mais conhecida como “Lei Maria da Penha”.

As magistradas pioneiras do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro também são homenageadas. Dentre elas, as desembargadoras Áurea Pimentel Pereira, Maria Stella Villela Souto Lopes Rodrigues, Marianna Pereira Nunes Feteira Gonçalves, Leila Mariano, Nilza Bitar, Maria Collares Felipe da Conceição, Maria Inês da Penha Gaspar e Anna Maria Barbalat.

“Mulher, Direito e Sociedade: o feminino na construção da justiça”.
A partir do dia 1º de dezembro.
Local: Fórum de Cabo Frio. Rua Ministro Gama Filho, 1088, Braga.
O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas.
Maiores informações poderão ser obtidas através dos telefones 3133-3814/3133-3766.

 

 

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

19 − 15 =