Notícias
GDCEJ completa seu primeiro ano com 5 palestras realizadas

Presidente do GIDJ/RJ avalia as atividades desenvolvidas pelo Grupo e destaca importância da iniciativa.

Reunião do GDCEJ realizada em novembro (Foto: Thiago Cirne)

As atividades começaram há pouco tempo, mas o potencial colaborativo do Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas (GDCEJ) tem se mostrado evidente. Em seu primeiro ano de existência foram ministradas 5 reuniões com a presença de bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia e interessados no tema.

Além dos profissionais convidados para os encontros, outra novidade foi o lançamento da página do GDCEJ, que reúne matérias, links, documentos e bibliografia em um ambiente construído em conjunto. O objetivo é fazer com que mais gestores e pesquisadores em coleções especiais enviem suas sugestões e divulguem estudos.

A página pode ser acessada pelos endereços www.gdcej.wordpress.com ou www.gidjrj.com.br, site principal do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica (GIDJ/RJ), ao qual está vinculado.

Aos poucos o GDCEJ vai se consolidando entre os profissionais de informação jurídica no Rio de Janeiro e as expectativas para 2018 são positivas. A Presidente do GIDJ/RJ, Kelly Pereira, avalia a importância da iniciativa: “Sempre estivemos relacionados com a área de atuação profissional nas bibliotecas, centros de documentação ou informação jurídica, assistindo aos estudiosos e pesquisadores, publicando guias, catálogos de periódicos, bibliografias e outros trabalhos técnicos de seus membros e no interesse social dos seus usuários”.

Para a presidente, cada vez mais os profissionais de informação estão sendo convocados para serem curadores de acervos relevantes. “Este grupo de discussão nasce da necessidade dos profissionais compartilharem seus anseios e suas dificuldades. O GDCEJ cumpre um dos objetivos das Comissões e dos Grupos Especializados de Trabalho. Fico feliz por essa iniciativa e deixo aberta para próximos Grupos de Discussão”, analisa.

As reuniões ocorrem trimestralmente. Mais informações: gidjrj@gmail.com

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

5 × 1 =