Notícias
História da Encadernação: curso reúne profissionais e estudantes

O primeiro encontro do curso “A evolução histórica da encadernação e da douração” aconteceu no último sábado (6), no Centro Cultural Justiça Federal, e contou com cerca de 20 inscritos entre profissionais e estudantes. A próxima reunião ocorrerá neste sábado (13), a partir das 13h.

A ideia de estudar as técnicas para análise e descrição de encadernações de livros raros chamou a atenção dos interessados. Elen Cristina, mestranda em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Fiocruz, ressaltou a importância em adquirir conhecimentos para o diálogo com outros profissionais. “É importante conhecermos as encadernações até mesmo como gestores, para que possamos contratar as empresas certas para restauração de livros”.

Maria Aparecida Mársico, da FBN, foi a palestrante do curso (Foto: Thiago Cirne)

Para Guilherme Alves, restaurador da Casa de Rui Barbosa, o importante neste tipo de evento é a aplicação de novos saberes nas atividades. “Incorporar conhecimento histórico e teórico no meu dia a dia é o que desejo nesse curso, já que trabalho no laboratório da Casa de Rui”, afirma.

Todo o conteúdo é ministrado por Maria Aparecida Mársico, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Ela explica que formatou o curso de maneira que os alunos acompanhassem o passo a passo da encadernação.

“O objetivo é oferecer um instrumental para a descrição de encadernações e dourações. O público é diversificado… são pessoas que circulam o mundo dos livros. A própria BN (Biblioteca Nacional) me solicitou este curso uma vez. Percebi a carência deste conhecimento entre os profissionais”, destacou Maria Aparecida.

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

três × dois =