Notícias
Professor da UFPA recebe Prêmio “Profissional da Área da Informação Jurídica”

O professor de Biblioteconomia da UFPA, Lucivaldo Barros, foi agraciado com o prêmio “profissional da área da informação jurídica”, durante o V Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas. A premiação, realizada no dia 18 de outubro, no Centro de Convenções de Fortaleza, é uma homenagem prestada aos profissionais de destaque na Documentação Jurídica  em todo Brasil.

Os vencedores são escolhidos  pela Comunidade de profissionais do ramo. Nesta edição, por meio de uma enquete nacional, realizada nas redes sociais, o professor Lucivaldo foi indicado devido a um conjunto de realizações, dentre elas a publicação de dezenas de livros e artigos na área da informação jurídica.

Além disso, a criação e a oferta da disciplina Documentação Jurídica, ministrada pelo professor Lucivaldo, foi um dos fatores fundamentais para a conquista do prêmio.  Em 1993, a UFPA foi a primeira Universidade no Brasil a implantar a disciplina na grade curricular do Curso de Biblioteconomia. Essa experiência serviu de exemplo para que outras Universidade no país criassem disciplinas semelhantes.

Para o professor Lucivaldo, a premiação demonstra a importância da oferta da disciplina, fortalecendo o papel do Curso em prol da organização e tratamento do material informacional na área do Direito. “Isso representa, para a UFPA, um reconhecimento de ter no currículo do Curso de Biblioteconomia uma das disciplinas mais importantes no tratamento técnico da informação”, declara o professor.

Sobre o premiado – Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). O professor Lucivaldo Barros é professor adjunto da UFPA, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Biblioteconomia, onde ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação. Além disso, Lucivaldo exerce o cargo de Analista do Ministério Público da União – área Biblioteconomia, lotado na Procuradoria da República no Estado do Pará.

 

Fonte:  UFPA
Foto: Reprodução

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

cinco + 3 =