Notícias
Semana do Bibliotecário

O GIDJ/RJ esteve presente nas comemorações da SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO.  No Centro Cultural Banco do Brasil foi abordado tema sobre MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS, e a presidente do GIDJ/RJ pode manifestar-se sobre a necessidade de resgatar as Comissões Brasileiras junto a FEBAB, fortalecer o movimento associativo no Brasil e também manifestou a confiança no trabalho em parceria que o Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região vem promovendo e incentivando para que possamos juntos APCIS/RJ – CBIES – GIDJ/RJ – REDARTE – SINDIB/RJ – Escolas de Biblioteconomia – e demais entidades de classe, edificarmos  a CASA DO BIBLIOTECÁRIO.

No segundo dia na Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, mediamos o  POLÍTICA PÚBLICAS DE BIBLIOTECAS, pronunciamentos dos brilhantes doutores ANA LÍGIA MEDEIROS – Diretora do Centro de Coleções e Serviços ao Leito da Fundação Biblioteca Nacional e MARCOS LUIZ CAVALCANTI DE MIRANDA – presidente do CRB7.  Tivemos a oportunidade de frisar que a harmonia entre as entidades de classe, as instituições de ensino e os estudantes o momento político oportuno, profícuo para traçarmos as metas para o futuro. Precisamos acreditar, aceitar os desafios e ousar. É hora da articulação  que viabiliza a política pública.

O encerramento das atividades com o tema BIBLIOTECÁRIOS EM AÇÃO foi o ápice da semana, com a distribuição de cerca de 4 mil livros na Cinelândia, em frente a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.  A população ficou muito feliz com os presentes recebidos.  A nossa festa foi maravilhosa! Contamos com a presença e participação de um grupo de alunos da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, coordenados pela Professora Simone Weitzel; bibliotecários do Município do Rio de Janeiro coordenados pelas colegas JOSEFA MOUTINHO e CILENE OLIVEIRA; bibliotecários da REDARTE: Mary Komatsu e Alpina Rosa; da APCIS/RJ: Jane e Gilda; da ABNT/RJ: ANDERSON SOARES; funcionários da Câmara Municipal, da Biblioteca Nacional, da Nave do Conhecimento de Madureira, bibliotecários de Campo Grande, Santa Cruz, Campos, Cabo Frio, e grande Rio.   Prometemos a população dar continuidade a esta iniciativa, quem sabe no Dia do Livro?

Pudemos compartilhar um delicioso almoço no Restaurante Super Bar, na Cinelândia, onde tivemos a alegria de abraçar amigos e diretores do GIDJ/RJ: Dempsey Bragante (UFF); Cristiane e Lucia Otero (TRT-1ª Região); bibliotecários da ABNT, Colégio Militar,  Fundação Biblioteca Nacional, Museu de Astronomia,  PETROBRÁS, do Município e do Estado do Rio de Janeiro; e bibliotecários aposentados.

Convidados pela Diretora Ana Lígia Medeiros, participamos da palestra proferida pela bibliotecária da Prisma, LILIANA GIUSTI SERRA:  As TICs e o papel dos Bibliotecários, onde exalta a importância  do profissional da informação diante dos avanços tecnológicos.  Ao final da apresentação foi aquele festival de abraços e também presenteados com belíssimos livros.

11062264_1043175015711458_5952551847069357838_n

 

Parabéns a todos pelas alegrias e grandes momentos compartilhados!

11046971_817472041661436_593167642358784398_o
semana bibliotecário
Foto de topo: Reprodução

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

um × 2 =