Notícias
Senado: Publicações digitais da Biblioteca podem ser acessadas pela internet

Fonte: Agência Senado.

A Biblioteca do Senado está completando 190 anos de existência como uma das maiores do país. Além do acervo de mais de 500 mil volumes, entre livros, folhetos e periódicos, possui 280 mil publicações digitais. Segundo a coordenadora da biblioteca, Helena Celeste, as transformações tecnológicas ocorridas nos últimos anos exigiram um grande esforço de toda a equipe para adaptar os conteúdos, que antes eram disponibilizados apenas no meio físico, para a plataforma digital.

— A sociedade está migrando para a era digital. Temos, atualmente, os livros digitais, os periódicos eletrônicos e as bases de dados com texto integral. O cidadão não precisa, necessariamente, vir à biblioteca para dispor da informação que precisa — afirmou.

A Biblioteca Digital do Senado Federal foi criada em 2006 e completará dez anos em novembro deste ano. As 280 mil publicações digitais estão disponíveis, na internet, para qualquer pessoa, no Brasil e no exterior. As obras são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos. O endereço é www.senado.leg.br/biblioteca. São livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado e legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

A Biblioteca do Senado nasceu em 18 de maio de 1826, quando a Câmara dos Senadores do Império do Brasil, por iniciativa do Visconde do Cairu, instituiu a Livraria do Senado. O objetivo era organizar um acervo de obras que pudessem ser consultadas pelos senadores.

Ao longo desses quase dois séculos de história, o espaço tem oferecido acesso à informação aos cidadãos e apoio às atividades no Poder Legislativo.

 

Saiba mais: Acervo de 280 mil publicações digitais da Biblioteca do Senado pode ser acessado pela internet.

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

sete + nove =