Notícias
TRT/RJ inaugura em 12/5 mostra sobre os 75 anos da Justiça do Trabalho

Fonte: TRT/RJ

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) convida todos para visitar a exposição 75 Anos da Justiça do Trabalho, que será inaugurada no dia 12/5, às 15h, no Centro de Memória (Avenida Presidente Antônio Carlos, 251, térreo).

A mostra, que ficará em cartaz durante o mês de maio, disponibilizará ao público exemplares do catálogo de obras raras da instituição e itens do acervo permanente, com prioridade para a exibição de documentos antigos que retratam as rotinas de trabalho judiciais e administrativas do TRT da 1ª Região. Além desses documentos, serão apresentadas imagens de periódicos, publicados a partir de 1939, sobre os preparativos da instalação desta Justiça Especializada. A exposição está sendo organizada pela Secretaria de Gestão do Conhecimento do TRT/RJ.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Os órgãos de resolução dos conflitos entre patrões e empregados nem sempre fizeram parte do Poder Judiciário. As juntas de conciliação e julgamento, criadas em 1932, eram órgãos administrativos compostos por dois vogais, representantes dos empregados e dos empregadores, e por um presidente, indicado pelo governo.

A Justiça do Trabalho foi organizada pelo Decreto-Lei nº 1.237, de 2 de maio de 1939, e efetivamente criada em 1º de maio de 1941, com vinculação ao Poder Executivo. Pela edição do Decreto-Lei nº 9.797, de 1946, a Justiça do Trabalho passou a compor o Poder Judiciário Federal. Os oito Conselhos Regionais do Trabalho transformaram-se em Tribunais Regionais do Trabalho, e o Conselho Nacional do Trabalho, em Tribunal Superior do Trabalho.

A cidade do Rio de Janeiro, por ser a capital do país na ocasião, passou a sediar o TRT da 1ª Região, que englobava, na época, o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

*Foto do Topo: Reprodução

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

11 − 9 =