Notícias
GIDJ/RJ inicia sequência de eventos com reunião do Grupo de Discussão em Coleções Especiais

Com a colaboração de José Gustavo Moura

O Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ), por meio do Grupo de Discussão em Coleções Especiais (GDCEJ), promoveu na última quarta-feira (12), uma visita técnica à biblioteca do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Este foi o primeiro evento do grupo jurídico em 2020.

O Presidente do GIDJ/RJ e coordenador do GDCEJ, Thiago Cirne, iniciou as atividades ressaltando a importância da participação de todos nas atividades promovidas e lembrou que novos eventos serão organizados nos próximos meses, entre eles um ciclo de palestras no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que acontecerá em março. Também estão previstos cursos para este semestre. Em seguida, a responsável pela biblioteca, Débora Cordeiro, conversou com o grupo sobre a história e formação do acervo. Ressaltou o processo de ampliação da coleção de obras raras e preciosas, que recentemente ganhou uma sala especial para armazenamento.

Visita técnica ao TRF (Foto: Nathália Antunes)
Débora Cordeiro fala sobre o acervo institucional (Foto: Nathália Antunes)

O processo de descrição dos exemplares foi apresentado pela bibliotecária Cristina Paiva, que exibiu itens raros do acervo. A bibliotecária também enfatizou a necessidade de maior segurança nas instituições e a relevância de uma catalogação detalhada das obras jurídicas: “Este é um tema que precisa ser discutido… realizei muitos cursos para entender melhor este trabalho”, analisou.

O Grupo de Discussão em Coleções Especiais Jurídicas, vinculado ao Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro, tem como objetivo incentivar e aprofundar os debates em torno da formação, desenvolvimento, análise e gestão de acervos bibliográficos raros e preciosos, salvaguardados pelas instituições participantes.

Para conhecer melhor as atividades do GDCEJ acesse gdcej.wordpress.com ou a página do GIDJ/RJ: gidjrj.com.br

Veja também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *